domingo, 24 de fevereiro de 2008

Fidel renuncia, mas sem perspectivas de mudanças para os cubanos.



Fidel Castro renunciou a presidência de Cuba no último dia 19 de favereiro, mas o poder continuará nas mãos de seu irmão Raul Castro que já governava o país desde de seu afastamento por problems de saúde. Acredita-se que muito pouca coisa possa realmente mudar na ilha de Fidel, ou pelo menos que qualquer processo de transição que possa ser tentado será lento e doloroso para os cubanos.

Fidel Alejandro Castro Ruz assumiu o poder em Cuba em 16 de fevereiro de 1959, com 32 anos após a vitória dos revolucionários contra o sistema neo-colonial norte-americano, que contou com a participação de Camilo Cienfuegos e Che Guevara. O que representou uma das maiores vitórias do socialismo no mundo e a que mais conseguiu se sustentar, ao contrário de outros países que adotaram o regime, mas foram enfraquecidos com o tempo.

Buscando demonstrar os principais pós e contras do sistema de governo da ilha podemos apontar o alto índice educacionail, o melhor sistema de saúde gratuito do mundo e o investimento feito no esporte como vantagens, mas a falta de liberdade de expressão e a proibição de circular livremente são vistos de forma negativa.

leia mais:



Fidel Songs:

Um comentário:

Blog Stand Up disse...

Será que ele entra em depressão agora ?